CFTV
O Circuito Fechado de Televisão é um sistema de monitoramento e segurança utilizando câmeras conectadas a uma sala de vigilância ou a um sistema de gravação, podendo ser assistidas posteriormente
Atualmente o sistema mais popularizado é o CFTV em redes IP, tirando vantagem das redes de informática.
PRIMEIRAS EXPERIÊNCIAS
1941 É lançado nos EUA o padrão de televisão analógica em Preto e Branco - EIA. Base para transmissão de sinais de CFTV analógico até hoje.
1942 É documentada a primeira utilização de câmeras de CFTV em aplicações militares na Alemanha para acompanha do lançamento de mísseis Rocket V2 em distância curtas.
1951 É desenvlvido o primeiro gravador de fitas de vídeo (VTR) capaz de capturar imagens ao vivo de câmeras de televisão em fitas de rolos, mas tarde em cassete.1953 Padrão NTSC é lançado nos Estados Unidos o padrão de TV anlógico NTSC, suportando imagens em cores e compatível com o padrão P&B de 1941.
VIDEOMONITORAMENTO
1960 É noticiada a primeira instalação temporária de câmeras de monitoramento em via pública em Londres, Inglaterra aara monitorar a visita de um chefe de Estado.
1960 Pela primeira vez são utilizados sistemas de videomonitoramento pelas autoridades nos EUA.
1966 A NASA utiliza sinais analógicos para mapear a superfíie da Lua, enviando imagens digitais para a Terra.
1969 A NASA transmite as imagens da chegada do homem à Lua ao vivo para mais de 500 milhões de pessoas no mundo todo.
1969 É desenvolvido o primeiro sensor de imagens em estado sólido, o CCD, na AT&T Bell Labs por Willard Boyle e George E. Smith nos Estados Unidos.
1969 É considerado como o ano da criação do conceito de sistema de segurança residencial patenteado por Marie Brown.
1972 A Texas Instruments patenteia a primeira câmera eletrônica que não requer filme.
REVOLUÇÃO TECNOLÓGICA
1979 Após uma década de pesado investimento e pesquisa, a Sony lança o primeiro sensor de imagem CCD comercial: o ICX008.
1980 A adoção de sistemas de CFTV se expande para empresas principalmente nos EUA e Europa devido aos roubos e fraudes.
1986 Cientistas da Kodak desenvolvem o primeiro sensor de imagem Megapixel, capaz de capturar 1,4 milhão de pixeis.
1992 São desenvolvidas as primeiras minicâmeras e a indústria é inspirada a produzir câmeras cada vez menores.
ACONTECIMENTOS INFLUENTES
1993 Um ataque a bomba na Bishopsgate em Londres pelo IRA conduz a construção do sistema "Ring of Steel" (Anel de Aço), constituído por centenas de câmeras de CFTV ao redor da capital inglesa.
1993 Em Liverpool na Inglaterra, foi desvendado o sequestro seguido de assassinato do menino James Bulger de apenas dois anos através da identificação das imagens capturadas pelo sistema de CFTV do centro comercial onde foi sequestrado.
REPENSANDO A SEGURANÇA
2001 Os atentados de 11 de setembro ao World Trade Center e Pentágono mudam a forma como o mundo pensa a segurança, ampliando todos os conceitos de segurança, proteção e vigilância.
2003 Uma escola em Phoenix nos EUA instala um sistema de reconhecimento facil para rastreamento de crianças perdidas.
2005 É lançada a norma para o formato de compactação de vídeo H.264. É desenvolvida a primeira câmera de segurança com analíticos de vídeo embarcados (VCA).
2006 A cidade de Chiacago anuncia a operação Virtual Shield (Escudo Virtual), tornando-se a cidade com o maior sistema de video monitoramento dos EUA.
VOLUME DE CÂMERAS
2006 A Cidade de Londres é uma das mais vigiadas do mundo, contando com cerca de 4,2 milhões de câmeras nas ruas, e em todo o Reino Unido existe cerca de uma câmera para cada 14 habitantes. Ainda na Inglaterra, estima-se que cada pessoa aparece em câmeras de CFTV ao menos 300 vezes por dia.
2007 É estimado que mais de 97% de todas as informações de telecomunicações do mundo todo trafegam através da Internet. Serviços como navegação, e-mail e mensagens fazem parte do nosso dia-a-dia.
2010 A maturidade das tecnologias e fabricantes de câmeras IP, o H.264 e a evolução das soluções de VMS para o gerenciamento de vídeo em rede, tornam a tecnologia a melhor escolha sitemas de larga escala, industriais, soluções de videomonitoramento urbano e empresariais.
CFTV EM NÚMEROS
2011 Segundo estimativas da empresa In-Stat Forecasts foram vendidas cerca de 41 milhões de câmeras, e outras pesquisas feitas a partir de dados históricos de fabricação e venda de equipamentos de CFTV, indicam que existem cerca de 210 milhões de câmeras operando no mundo.
2013 Segundo estimativas da ABESE, São Paulo é a cidade que mais tem câmeras de segurança no Brasil, sendo cerca de 1,5 milhões de equipamentos, representando uma câmera para cada 7 habitantes.
2014 A Internet é um dos principais meios de comunicação, dispositivos de alta definição de vídeo em HD e 4k, redes sem fio de alta velocidade, smartfones, tablets computadores de alta capacidade estão massivamente presentes em empresas, residências eas redes IP são a base de comunicação para grande parte das aplicações até mesmo na indústria.
Fonte: http://www.guiadocftv.com.br/modules/publisher/index.php/item.85/infografico-historia-do-cftv.html